A acção de MEDIR pode tomar diversas formas em função da dimensão da instalação, a complexidade dos processos associados, a infra-estrutura existente e os objectivos a alcançar.

Tendo em vista a necessidade de adaptação aos mais diferentes cenários, o ENERBIZ responderá com a solução mais adequada

CentralizacaoCentralização

A medição de grandezas como a energia, água, gás ou outras idealmente deverá ser adquirida centralmente.

Para isso será necessária a existência de contadores com capacidade de comunicação da contagem quer através de protocolos de comunicação, como o ModBUS, M-BUS, BacNet ou outros quer através da emissão de impulsos.

A aquisição destes dados será depois centralizada através de uma rede Ethernet, GSM ou outra.

InsercaoInserção Manual

No entanto, caso não seja viável a criação de uma rede para aquisição de dados e centralização, a inserção de dados manual ou o preenchimento de um formulário e o envio por e-mail são alternativas igualmente eficazes para a aquisição de dados.

Este tipo de solução permite a centralização de outro tipo de dados, nomeadamente das facturas que serviram para verificação dos consumos e custos efectivos e mesmo aferição das facturas dos diversos fornecedores.

ProtocolosProtocolos

Nativamente o ENERBIZ tem a capacidade de aquisição de dados em protocolo M-BUS e MODBUS em TCP, privilegiando a utilização de redes ethernet.

A aquisição de dados provenientes de outros sistemas é habitualmente implementada através de SQL.